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As Maiores Tendências dos Eventos para 2023

O ano de 2023 promete ser um ano emocionante para a indústria de eventos, com várias tendências emergentes que moldarão a forma como os eventos são planeados, projetados e executados. Com base em várias pesquisas e opiniões de profissionais da área, aqui estão as principais tendências dos eventos que podemos esperar ver em 2023.


Eventos híbridos

A pandemia transformou a forma como os eventos são realizados. Se antes o presencial era praticamente a única escolha, o mundo virtual tomou de assalto os eventos e mostrou uma janela com um número infindável de oportunidades. Hoje, ambos existem separadamente, mas a tendência para a realização de eventos híbridos - que combinam o acesso virtual e presencial ao mesmo evento - deve continuar a crescer em 2023. Isso permite que as empresas alcancem um público maior e ofereçam experiências personalizadas para aqueles que participam remotamente, ajudando também na redução dos custos associados a viagens e acomodações, o que pode ser uma vantagem importante para muitas empresas.


Experiências personalizadas

As pessoas esperam cada vez mais vivenciar experiências que atendam às suas necessidades e gostos pessoais. Por esse motivo, no decorrer deste ano prevê-se que as empresas consolidem o investimento em tecnologia para personalizar a experiência de cada convidado, nomeadamente através da análise de dados e ferramentas de inteligência artificial (IA) para fornecer recomendações personalizadas com base nas preferências do participante. As empresas podem oferecer recomendações personalizadas, tais como sessões de interesse, networking com os participantes certos e acesso a informações específicas que correspondam aos seus interesses.


Nos eventos Adobe Summit, Dreamforce, Google ou WWDC (Apple) é usada tecnologia de análise de dados, nomeadamente IA, para personalizar a experiência do participante, fornecendo recomendações de sessões, informações correspondentes aos seus interesses e mesmo personalização dos conteúdos das sessões de acordo com os interesses da plateia. O evento South by Southwest (SXSW) usa a tecnologia Beacon para enviar informações personalizadas aos participantes e o o famoso festival de música Coachella permite que os participantes criem as suas próprias playlists personalizadas do festival.


Sustentabilidade

Esta é uma preocupação crescente em todo o mundo e os eventos não são exceção. Ainda que de uma forma tímida, no decorrer deste ano veremos a implementação de práticas sustentáveis nos eventos corporativos, para além dos eventos públicos. Entre as práticas que começam a instalar-se, encontram-se a política "zero plástico" com a escolha a recair sobre materiais recicláveis, a redução do desperdício alimentar, a remoção das opções de carne ou produtos de origem animal dos menus, ou mesmo a compensação carbónica, por exemplo, através da plantação de árvores ou da compra de créditos de carbono. Novas soluções surgirão ao longo de 2023, para contribuirmos juntos e de forma consciente para um futuro mais risonho para o nosso planeta.


Siga o exemplo de algumas boas práticas, um pouco para além dos copos reutilizáveis, como o Glastonbury Festival que reutiliza ou recicla mais de 60% dos resíduos que gera, o Festival Melt que proíbe a carne em todos os menus e oferece estações de recarga de água gratuita, a Tour Mundial dos Coldplay, que recorre a uma pista energética na plateia para produzir energia compensatória da sua pegada ecológica ou o Campeonato Mundial de Surf nas Fiji, que foi o primeiro a ser totalmente neutro em carbono, compensando com a plantação de árvores todas as emissões de gases de efeito de estufa geradas durante o evento.


Interação em tempo real

A conexão está na ordem do dia e soluções que coloquem os vários participantes, expositores e palestrantes em contato em tempo real são cada vez mais procuradas. Perguntas e respostas, discussões abertas, colaboração em projetos ou sondagens, são apenas algumas das soluções procuradas. Quer proporcionadas pela organização, quer promovidas como ativação de marca, prevê-se uma crescente aposta em ferramentas de chat, vídeo e gamificação para criar uma experiência de evento mais interativa e envolvente.


Um dos mais icónicos festivais de música do mundo continua a atualizar-se. No Tomorrowland, a tecnologia permite aos participantes interagirem em tempo real com os artistas que se apresentam no palco, podendo enviar mensagens que são exibidas nos ecrãs gigantes. Já o festival Lollapalooza, apresentou recentemente uma área de realidade virtual que permitia aos participantes interagirem com o palco principal do festival, mesmo quando estavam fora dessa área.


Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual e aumentada já têm sido uma forte tendência em eventos, mas em 2023 essas tecnologias começam a tornar-se mais acessíveis e fáceis de usar, permitindo que as empresas criem experiências de eventos mais imersivas e envolventes. A realidade virtual e a realidade aumentada permitem não só alargar e intensificar experiências que não seriam possíveis num evento meramente presencial, como a visita a um museu noutro canto do mundo ou a visualização de uma palestra a partir de "Marte", como também aprimorar a experiência dos participantes através de informações adicionais sobre produtos ou a interação com objetos virtuais.


A título de exemplo, a marca de moda Rebecca Minkoff usou óculos de realidade virtual na New York Fashion Week para proporcionar uma visualização do desfile em 360 graus, e a Comic-Con utilizou a realidade aumentada para permitir a interação dos participantes com personagens de ficção em tempo real.


Experiências sensoriais

A tendência das experiências sensoriais é uma das mais emocionantes e inovadoras na indústria de eventos atualmente, tendo como objetivo envolver os participantes numa experiência única que estimula todos os seus cinco sentidos. Ao incorporar elementos sensoriais como aromas, iluminação e sons, as empresas podem criar uma atmosfera inesquecível, proporcionando uma imersão completa no tema do evento. Não são esquecidos os estímulos para o paladar, como menus temáticos sempre muito apelativos também visualmente, ou experiências táteis, que implicam a experienciação de produtos ou a realização de experiências físicas. Por exemplo, um hotel em Londres criou um cocktail inspirado no Harry Potter, em 2019, que era servido acompanhado de uma carta de Hogwarts e uma varinha mágica para mexer a bebida, criando uma experiência sensorial completa para os fãs da saga.


Automação

A automação é outra grande tendência dos eventos em 2023, com a utilização de chatbots e outras ferramentas para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a interação com o participante. Desde o registo inicial até à recolha de feedback, a automação pode ajudar a reduzir a carga de trabalho, produzir relatórios de grande utilidade à organização e reduzir custos de produção.

Mesmo em Portugal, já pode usar robots que realizam o check in e interagem com os seus convidados em tempo real, personalizando o seu evento de uma forma única, criativa e atual.


Aumento da segurança

A segurança sempre foi uma prioridade em eventos, mas os acontecimentos da atualidade têm aumentado ainda mais esta preocupação. Para além de medidas tradicionais de segurança e saúde, como a presença de profissionais médicos e segurança privada, algumas das tendências são a utilização de tecnologia de reconhecimento facial, monitorização de multidões, supervisão por drones e verificação de identidade em vários pontos. A nível de segurança cibernética, a criptografia de dados, monitorização de atividades suspeitas e verificação de identidade em vários pontos de entrada.


Com tantas ideias emocionantes a surgir no mundo dos eventos em 2023, não há desculpa para não impressionar os seus convidados com uma experiência verdadeiramente única e envolvente.


A Grand'Ideia está sempre atualizada com as tendências mais recentes da indústria de eventos e pode ajudá-lo a implementar soluções inovadoras e impactantes para os seus eventos corporativos, festivais, feiras e outros eventos. Entre em contato em eventos@grandideia.pt ou +351 963 763 717 para mais informações sobre como criar um evento que ficará para a história.


 

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