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O novo Dicionário das Empresas Modernas

Atualizado: 3 de abr. de 2023

Anda perdido no meio de tantos inglesismos e novas tendências? Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a compreender algumas das palavras mais comuns que podem ser encontradas no seu dia-a-dia empresarial.


Talentos

Pessoas talentosas são aquelas com habilidades e aptidões excepcionais em determinadas áreas. Essas são geralmente procuradas pelas empresas para preencher funções críticas, e são consideradas essenciais para o sucesso da empresa. Hoje, utiliza-se a expressão “retenção de talentos” de uma forma mais genérica, para descrever as ações para cativar os colaboradores à permanência na empresa durante o máximo de tempo possível. Assim, talentos passaram a ser todos os colaboradores da empresa.


Employer branding

Corresponde à imagem de uma empresa como empregadora, ou seja, à reputação que uma empresa tem como local de trabalho. Veja aqui como criar uma boa estratégia de employer branding. Quando bem executada, contribui para atrair talentos qualificados e ajuda a reter os funcionários existentes.


Offsite

É o termo usado para descrever eventos ou reuniões de equipa que acontecem fora do escritório. Podem ser realizados em locais como hotéis, resorts ou centros de conferência, e geralmente têm o objetivo de proporcionar um ambiente diferente e inspirador para a melhoria da conexão das equipas e o seu envolvimento em ideias criativas. Podem ter a duração de um ou mais dias e incluir a realização de reuniões, palestras, atividades de team building e momentos de convívio. Descubra mais sobre estes tão procurados retiros empresariais.


Kick off

Kick off é uma expressão usada para se referir ao início de um projeto, campanha ou evento. É comum realizar uma reunião de kick off para alinhar expetativas, apresentar objetivos e distribuir responsabilidades entre os membros da equipa. O primeiro e último trimestres do ano são os mais escolhidos para este tipo de eventos, marcando o início de um novo ano.


Onboarding

Onboarding é o processo de integração de novos funcionários na empresa. Inclui a familiarização com a cultura e os valores da empresa, bem como a apresentação às pessoas e departamentos relevantes. Um onboarding eficaz ajuda a garantir que os novos funcionários se sentem bem-vindos e estão prontos para contribuir para a empresa o mais rapidamente possível.


Brainstorming

Uma técnica de resolução de problemas em grupo que envolve a geração de ideias espontâneas e criativas por todos os membros da equipa. Pode aproveitar para descobrir 5 ideias para um brainstorming de sucesso.


Benchmarking

Trata-se do processo de comparar o desempenho da sua empresa ao de outras empresas líderes no mercado, de forma a identificar, entre outras informações, as principais áreas em que a empresa deve melhorar.



KPI

Key Performance Indicators (indicadores-chave de desempenho) são métricas que ajudam a avaliar o desempenho de uma empresa ou departamento em relação aos objetivos estabelecidos.


ROI

Return on Investment (Retorno sobre o Investimento) é uma métrica que avalia o lucro ou benefício obtido em relação ao custo de um projeto ou investimento. Genericamente, permite avaliar se um negócio gera lucro ou prejuízo.


Swag

Brindes ou itens promocionais distribuídos em eventos, habitualmente personalizados com o logótipo da empresa.


Catering

Serviço de fornecimento de alimentos e bebidas para todo o tipo de eventos.


AV

Audiovisuais, ou seja, os típicos equipamentos de som e imagem tão importantes nos seus eventos.


Estas são apenas algumas das palavras que se tornaram cada vez mais comuns nas empresas modernas. Esperamos que esta lista ajude a esclarecer alguns dos termos que encontra no seu dia-a-dia.


Assim, para o seu próximo offsite, já poderá identificar os talentos que melhor podem contribuir com ideias criativas, para garantir um evento eficaz, capaz de melhorar o seu employer branding. Pode aproveitar para realizar o kick off de um novo projeto, e apresentar as suas novas contratações, como parte de um onboarding de sucesso. Durante o evento, poderão juntos comparar o desempenho da empresa com outros benchmarks do setor e analisar os KPIs da equipa para garantir o ROI desejado. Mas, para o seu evento ser perfeito, há duas componentes essenciais: o catering e os AV. Sem boa comida e bebida, e sem uma excelente qualidade de som e imagem, o seu evento pode ir por água abaixo. Ah, e não se esqueça de providenciar alguns swags para deixar os seus convidados ainda mais felizes!



Se preferir evitar todas estas complicações, a Grand’Ideia deixa-lhe, em bom português, a chave-na-mão.


Especialistas em eventos únicos e team buildings personalizados, a Grand’Ideia promove ações de quebra rotina, eventos e retiros à medida de cada empresa, em qualquer ponto do país. Contate eventos@grandideia.pt ou +351 963 763 717 para mais informações.


 

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