Eis uma prática de branding valiosa que nunca passa de moda. Os tempos mudam e as ativações de marca mudam com ele, integrando as novidades do mercado e ideias nunca antes vistas. A dificuldade de se destacar da concorrência é que se torna cada vez mais desafiante, por isso oferecemos várias dicas e exemplos para fugir ao aterrorizante "mais do mesmo".
Afinal, o que é uma ativação de marca?
Trata-se de uma campanha, evento ou interação através do qual a sua marca gera reconhecimento e estabelece conexões duradouras com o seu público-alvo. Hoje, estas ações podem acontecer tanto no mundo real (feiras, festivais, eventos públicos, lojas, entre outros) ou totalmente online, por meio das mais recentes tecnologias.
A maioria das ativações de marca é interativa, permitindo que o público se envolva diretamente com os produtos ou serviços da marca, seja de forma real - com toque - ou meramente sugestiva, através de imagens, sons ou texto.
Por que é importante ativar a minha marca?
Neste momento, você conhece o seu público-alvo mas apenas uma pequena parte do seu público-alvo conhece a sua marca – e a maioria não tem qualquer conexão emocional com ela. Para se dar a conhecer e criar laços duradouros com o seu mercado, é essencial gerar interação de forma impactante.
Segundo a Forbes, "98% das pessoas sente-se mais inclinada a comprar os produtos da marca depois de participar numa ativação. O toque humano e a experiência imersiva percorrem um longo caminho para as marcas e compensam a longo prazo”.
Quais são então os tipos de ativações de marca que existem?
Amostragem de produtos: oferecer pequenas amostras e teste grátis de um produto permite que os clientes o experimentem e fiquem com vontade de comprá-lo.
Patrocínios: parcerias com eventos específicos e o apoio a equipes desportivas ou outras organizações aumentam a exposição da sua marca, habitualmente com um forte impacto emocional associado.
Marketing de influenciadores: falando de forma autêntica e genuína para uma audiência de grande volume e com elevada interação, os influenciadores são vistos como autoridades nos seus nichos, o que significa que as suas recomendações e opiniões têm peso e ajudam a aumentar a confiança e conexão dos seguidores com a marca.
Marketing experiencial: criar uma experiência imersiva e interativa para os clientes que ajuda a estabelecer uma ligação mais forte com a marca.
Programas de fidelização: uma excelente forma de manter o cliente por perto e feliz é recompensando-o pelas suas compras repetidas e incentivando-o a continuar.
Feiras e eventos: estar presente num evento direcionado para o seu público alvo permite dar a conhecer os seus produtos ou serviços a uma maior fatia do mercado.
Campanhas promocionais: oferecer descontos, ofertas especiais ou outros incentivos aos clientes para encorajá-los a comprar um produto ou serviço é uma das mais utilizadas formas de ativação de marca.
Todas estas formas de se conectar com o seu público são eficazes, no entanto em todas elas existe um desafio: você não é o único a fazê-lo.
Num mercado cada vez mais carregado de informação e tentações para os consumidores, o que permite que seja a sua marca a ter o maior destaque?
A palavra chave é CRIATIVIDADE com intenção.
Aqui estão alguns exemplos de algumas das melhores ativações de marca de sempre:
Coca-Cola "Share a Coke": Neste exemplo, a Coca-Cola mudou as suas garrafas e latas à venda nas grandes superfícies e escreveu nelas os (primeiros) nomes mais comuns dos consumidores. Isso criou uma enorme conexão com a marca e incentivou as pessoas a compartilhar as garrafas com os seus amigos e familiares, levando a campanha para as bocas do mundo.
Red Bull Stratos: Em 2012, a Red Bull patrocinou a missão "Stratos", que envolveu o skydiver Felix Baumgartner a saltar de uma altura recorde de 39 km. A campanha foi um grande sucesso, com milhões de pessoas a assistir ao vivo e a compartilhar nas redes sociais. Desde então, a ligação da Red Bull a experiências radicais únicas manteve-se um padrão da marca, que cria emoção e ligação com os seus seguidores.
Lego "Build for Real": A Lego incentivou as crianças a construir coisas reais a partir das suas peças de brinquedo. O sucesso foi tal que hoje se constroem coisas inimagináveis com este brinquedo, mostrando a versatilidade dos brinquedos e a sua conexão com os sonhos, já que ajudam a construir a realidade.
Heineken "The Candidate": The Candidate": Em 2016, a Heineken lançou a campanha "The Candidate", que consistia em um reality show interativo onde os participantes precisavam completar desafios e tarefas para se tornarem o embaixador global da marca. A campanha foi um grande sucesso, aumentando o engajamento dos consumidores com a marca.
Virgin Media: Como patrocinadora de primeira linha para os Jogos da Commonwealth de 2014 em Glasgow, desenvolveu uma ativação que permite aos consumidores correr 30 metros contra uma versão - em ecrã LED - do homem mais rápido do mundo, Usain Bolt.
Lembre-se, dê ao seu público aquilo que ele quer, faça-o sentir-se especial e único ou resolva os seus problemas - na vida ou no evento onde irá estar. Interaja com os seus consumidores e não os largue sem se ter conectado com eles de uma forma que não irão esquecer.
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